Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rede Sustentabilidade aprova federação com o PSOL

    Direção do PSOL ainda vai discutir tema; tendência é que os partidos apoiem a candidatura de Lula à Presidência

    Basília RodriguesGabrielle Varelada CNN , em Brasília

    A Rede Sustentabilidade aprovou se unir com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em uma federação para as Eleições de 2022. O acordo foi fechado em reunião neste sábado (12), por decisão unânime de 73 votos. Os dois partidos devem apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República.

    “Em reunião histórica, o Elo Nacional da Rede (Direção Nacional), aprovou por unanimidade a federação com PSOL baseado num programa que coloca a defesa socioambiental no centro do processo da disputa eleitoral”, afirmou à CNN Pedro Ivo Batista, membro do Diretório Nacional da Rede.

    O PSOL ainda não votou o tema na direção nacional, apenas na Executiva. Os próximos passos para efetivar a união são: a votação pela direção do PSOL e, em caso de aprovação, oficializar o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    O presidente Nacional do PSOL, Juliano Medeiros, afirmou nas redes sociais que o debate sobre o assunto ocorrerá nas próximas semanas. “Acabo de ser comunicado pela direção da @REDE_18 que foi aprovada no partido a federação com o PSOL. Agradeço muito a decisão. Mostra confiança no PSOL e abertura para construir um projeto de esquerda renovado. Espero que possamos concluir o debate no PSOL nas próximas semanas.”

    Randolfe Rodrigues, senador pelo Rede do Amapá também comemorou a decisão em postagem. “É com imensa alegria que anuncio que o nosso partido, Rede Sustentabilidade, decidiu, de forma unânime, pela federação com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Um passo importante na nossa luta contra o fascismo e por um Brasil mais justo e sustentável para o nosso povo!”, afirmou.

    Juntos, Rede e PSOL têm dez deputados federais, e apenas um deles é da Rede. Os partidos que decidirem se unir em federações precisam atuar juntos por ao menos quatro anos e apoiar o mesmo candidato a presidente, assim como os postulantes aos governos estaduais e do Distrito Federal.

    Tópicos