Randolfe suspeita que governo liberou emendas de relator
‘Se confirmado, comunicarei em petição à ministra Rosa Weber o descumprimento de decisão judicial’, disse o senador à CNN
O senador Randolfe Rodrigues (Rede) afirmou à CNN, nesta quinta-feira (11), que vai pedir informações a consultoria do Senado, para verificar a liberação de recursos das chamadas emendas de relator, porque, segundo ele, há suspeita de que o governo pagou algumas emendas, apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal que suspendeu a execução orçamentária.
“Se confirmado, comunicarei em petição à ministra Rosa Weber o descumprimento de decisão judicial e em decorrência disso o afastamento cautelar das autoridades responsáveis pela execução”, afirmou Rodrigues.
Isso pode resultar em responsabilidade de ministros e gestores de recursos que porventura tenham liberado dinheiro para projetos de suas áreas carimbados como emendas de relator.
Nesta terça-feira, a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal confirmou a suspensão das emendas. Mas o repasse está proibido desde sexta-feira, a partir da decisão da ministra Rosa Weber, relatora do caso. A oposição quer saber se entre a decisão monocrática de Weber e a confirmação em plenário, houve pagamentos desse tipo de emenda, o que configuraria o descumprimento de decisão judicial.