Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Radar Político: Indefinição na Câmara e no Senado domina bastidores de Brasília

    Enquanto aguardam definição do Supremo Tribunal Federal, que julga ação sobre reeleição na presidência do Congresso em dezembro, partidos negociam alianças

    Da CNN

    No quadro Radar Político, da CNN Rádio, desta quinta-feira (26), Caio Junqueira, Igor Gadelha e Fernando Molica comentam a assunto do momento nos bastidores da política em Brasília: a indefinição sobre a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado.

    “O ministro Gilmar Mendes decidiu convocar o plenário virtual depois de o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, sinalizar aos colegas que não pautaria esse tema no plenário convencional, cujas sessões são transmitidas”, disse Gadelha.

    Para Junqueira, está em curso no Supremo um “malabarismo da Constituição”. “Se você ler o artigo 57, não tem como imaginar a possibilidade da reeleição. Tanto que o governo acha que nem [o presidente da Câmara, Rodrigo] Maia nem [o presidente do Senado, Davi] Alcolumbre conseguirão essa leitura política”, disse.

    Assista e leia também:
    Daniela Lima: Decisão do STF sobre reeleição afeta correlação de força política
    Conexão CNN: Os efeitos do julgamento sobre a reeleição na Câmara e no Senado

    Por fim, Molica disse que a aproximação de Maia com a esquerda tem como objetivo uma relação em que “todos ganhem”.

    “Deve ser lançado na semana que vem um ‘blocão’ com dez partidos de centro-direita na Câmara para influenciar a eleição da presidência da Câmara. Esse grupo tem conversado com os partidos de esquerda, especialmente com o PT, já que os 210 deputados do bloco mais os 54 do PT daria uma maioria ampla para derrotar a candidatura do centrão.”

    Tópicos