Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    R$ 1,1 milhão em avião: prefeito é alvo da PF por suposta compra de votos

    Investigação começou em outubro do ano passado após dinheiro ser apreendido às vésperas das eleições no Pará

    Elijonas Maiada CNN , Brasília

    A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), uma operação no âmbito das investigações de corrupção eleitoral, desvio de verbas públicas e lavagem de dinheiro durante a campanha eleitoral do ano passado que envolvem a Prefeitura de Tucuruí (PA) e o prefeito reeleito Alexandre Siqueira (MDB).

    A Prefeitura de Tucuruí, que fica distante 391 km da capital do estado, tem três pontos de buscas. Carros, dinheiro, celulares e documentos já foram apreendidos.

    O atual prefeito foi reeleito em outubro do ano passado. A CNN apurou que ele é alvo de busca e apreensão.

    O político é casado com a deputada federal Andrea Siqueira (MDB-PA), que não é investigada.

    Ao todo, são cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Belém (PA), oito em Tucuruí (PA) e um em Brasília (DF).

    A investigação teve início após a prisão em flagrante de um policial militar, que estava em um jatinho particular transportando R$ 1.149.300,00 em espécie, dois dias antes das eleições.

    De acordo com as apurações, o dinheiro, oriundo de São Paulo, seria utilizado para a compra de votos. A partir dessa prisão, a Polícia Federal diz que aprofundou as investigações e identificou um esquema criminoso que envolvia agentes públicos e empresários em um complexo mecanismo de desvio de recursos e ocultação de valores ilícitos.

    “O ponto central da operação é o combate à prática de compra de votos, corrupção eleitoral e em tese, organização criminosa, lavagem de dinheiro, dentre outros crimes”, diz o delegado Iedo Sá Filho.

    As apreensões realizadas nesta quinta-feira devem ajudar a confirmar a suspeita de falsificação de documentos e o uso de uma empresa para lavagem de dinheiro movimentado para o crime eleitoral.

    A CNN tenta contato com a Prefeitura de Tucuruí e com o prefeito Alexandre Siqueira.

    Tópicos