Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quocientes eleitoral e partidário: entenda como um candidato a vereador é eleito

    Político depende da quantidade de votos conquistada pelo partido para poder assegurar uma cadeira no legislativo municipal

    Maria Clara Matosda CNN* , São Paulo

    Para alguns cargos políticos, como os de vereadores e deputados, receber uma grande quantidade de votos não é o suficiente para se eleger.

    Eles dependem de um cálculo um pouco mais complexo para conseguir assumir cadeiras nas Casas legislativas: os quocientes eleitoral e partidário.

    Confira, abaixo, como eles são calculados e a importância deles para as eleições.

    Como funciona o quociente eleitoral?

    O quociente eleitoral é o resultado da divisão entre os votos válidos da cidade e o número de vagas a serem preenchidas na Câmara.

    Por exemplo: se o número de votos válidos de uma cidade for 10.000 e o número de vagas na Câmara for 10, o quociente eleitoral será o resultado da divisão entre eles. Nesse caso, seriam 1.000 votos por cadeira.

    Por que o quociente eleitoral é importante?

    É com número que se decide a quantidade de vagas que cada partido terá na Câmara. Isso acontece a partir do cálculo do quociente partidário.

    Como funciona o quociente partidário?

    O quociente partidário é calculado pela divisão entre os votos válidos e o quociente eleitoral.

    Por exemplo: se um partido teve 4.000 votos válidos e o quociente eleitoral da cidade é 1.000, o partido terá direito a quatro vagas na Câmara.

    O que acontece se um partido tiver um número de votos menor que o quociente eleitoral?

    Caso o número de votos de um partido seja menor do que o quociente eleitoral da cidade, ele não terá direito às cadeiras na Câmara, e deverá esperar por vagas remanescentes.

    Os quocientes mudam a cada ano?

    Sim, pois dependem do número de votos válidos, que varia em cada eleição.

    Como se define quais candidatos vão assumir as vagas a que o partido tem direito?

    Para que um candidato assuma uma das cadeiras que o partido tem direito, ele precisa:

    • ter obtido número igual ou superior a 10% do quociente eleitoral.

    No caso citado acima, seriam ao menos 100 votos. Caso algum dos quatro candidatos mais votados do partido ou federação não tenha conquistado esse número, a sigla perde direito à cadeira.

    E se sobrarem vagas não preenchidas pelo quociente eleitoral?

    Nesse caso, acontece a sobra eleitoral.

    Para concorrer à distribuição dos lugares não preenchidos, podem participar todos os partidos ou federações que tenham obtido pelo menos 80% do quociente eleitoral.

    Mas, para o candidato conquistar a vaga da sobra, ele precisará ter conquistado uma quantidade de votos equivalente a 20% do quociente eleitoral.

    Como encontrar o número do seu candidato a prefeito e a vereador

    Para encontrar o número do seu candidato a prefeito e a vereador, a CNN preparou o Raio-X dos Candidatos, uma página que reúne os dados de todos os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador em todas as cidades brasileiras com pleito – Brasília e Fernando de Noronha (PE) não participam das eleições deste ano.

    Ao acessar a página, basta digitar na barra de pesquisa o nome da sua cidade. A seguir, você será redirecionado para uma nova página dedicada totalmente ao seu município.

    À esquerda, serão apresentados seis filtros de pesquisa. Para encontrar o número do seu candidato a prefeito e a vereador, é preciso digitar o nome do postulante no campo “Candidato”.

    Na sequência, você verá a foto do candidato que constará na urna, acompanhada pelo nome dele ou dela e o seu número.

    Para acessar o perfil do candidato, clique em sua foto. Nesta página, você tem acesso a informações do postulante, como data de nascimento, grau de instrução, estado civil, entre outros.

    Também é possível verificar as receitas, despesas, lista de bens declarados e até o desempenho do candidato em eleições anteriores.

    *Sob supervisão de Nathan Lopes

    Tópicos