Quero propor conselho para discutir cada item da reforma da Previdência, diz Lupi à CNN
Futuro ministro da Previdência, no entanto, não detalhou quais pontos da reforma pretende rever. Lupi disse ainda que uma de suas primeiras iniciativas será a de zerar a fila do INSS
Em entrevista à CNN, nesta sexta-feira (30), o futuro ministro da Previdência e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que pretende propor um conselho para reavaliar “item por item” da reforma previdenciária, que foi apresentada ainda no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).
“Eu quero propor um grande conselho tripartite, com a presença do empresariado, com a presença da representação sindical dos trabalhadores, com a presença do governo para discutir item por item da reforma previdenciária. Eu quero dar transparência para esse processo”, disse Lupi.
O futuro ministro, no entanto, não deu detalhes sobre quais pontos deseja rever da reforma. Além disso, Lupi antecipou que uma de suas primeiras missões ao assumir o comando da pasta será a de zerar a fila do INSS.
“A primeira missão que o presidente Lula me passou ao anunciar a meu nome é a de que eu tinha que trabalhar para acabar com a fila, nossa primeira missão é essa. Sabemos que temos hoje a previdência sucateada”.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quinta-feira (29), o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, como futuro ministro da Previdência. O convite a Lupi foi feito na quarta-feira, como antecipado pelo Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Lupi foi ministro do Trabalho nos governos Lula e Dilma Rousseff (PT), de 2007 a 2011.
Confira a entrevista completa no vídeo acima.
*Publicado por Pedro Zanatta, da CNN.