Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem teme ministro gastador deve olhar investment grade da prefeitura de São Paulo, diz Haddad

    Futuro ministro da Fazenda afirmou, ainda, já ter sondado “muita gente” para compor sua equipe, sem ter feito ainda convites formais

    Fernando Haddad, novo ministro da Fazenda
    Fernando Haddad, novo ministro da Fazenda Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Lisandra ParaguassuBernardo Caramda Reuters

    Por Lisandra Paraguassu e Bernardo Caram, da Reuters

    O futuro ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (9) que quem teme que ele promova uma agenda fiscal irresponsável precisa olhar para a sua história, e lembrou que foi o primeiro prefeito a conseguir a nota de grau de investimento, quando estava à frente da prefeitura de São Paulo.

    “Para quem teme um ministro gastador, olha o investment grade da prefeitura de São Paulo”, disse Haddad a jornalistas após ter seu nome confirmado publicamente para a Fazenda em anúncio do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Se você não olhar para a trajetória da pessoa, você vai cair em fake news. Para que mais fake news?”

    Haddad garantiu que o novo arcabouço fiscal do país, que substituirá a regra atual do teto de gastos, será definido no ano que vem. Outras prioridades para 2023 serão a reforma tributária e a retomada de acordos internacionais, sobretudo com a União Europeia.

    O futuro ministro afirmou, ainda, já ter sondado “muita gente” para compor sua equipe, sem ter feito ainda convites formais, e que o objetivo é montar um grupo plural e que trabalhe de forma coesa com o Ministério do Planejamento.

    Em 2015, quando Haddad comandava a prefeitura de São Paulo, a cidade teve sua nota de crédito elevada pela agência de classificação de risco Fitch Ratings, e alcançou o chamado grau de investimento.

    As notas de crédito verificam a o grau de endividamento e a capacidade dos governos de honrar os compromissos com seus credores.

    Ter o grau de investimento significa atingir uma nota alta o suficiente que indique à comunidade internacional que aquele ente é um destino seguro para alocar recursos, e que suas chances de calote são baixas.

    ‘Vamos fazer o Brasil crescer com responsabilidade e justiça social’, diz Haddad

    Após o anúncio, Haddad foi ao Twitter agradecer ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela indicação. Disse também que ele e o governo eleito vão fazer o Brasil crescer com responsabilidade e justiça social.

    “Agradeço ao presidente @LulaOficial pela confiança ao me nomear Ministro da Fazenda. Os desafios são grandes e as oportunidades, maiores ainda. Vamos fazer o Brasil crescer com responsabilidade e justiça social. Vai, Brasil”, escreveu o ex-prefeito de São Paulo na rede social.