Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem ganha com o racha no Centrão é Maia, diz Murillo de Aragão

    Cientista político disse também que o governo deve esperar ver qual grupo sairá vencedor da disputa da presidência na Câmara para iniciar alianças para 2022

    Da CNN, em São Paulo

    Com o racha no centrão, Arthur Lira (PP-AL) se enfraquece na corrida para a presidência da Câmara dos Deputados. Segundo o cientista político Murillo de Aragão, da Arko Advice, a nova composição de forças favorece o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

    “Quem ganha com o racha é Maia, porque o Centrão unido em torno de Lira era uma força poderosa contra o atual presidente. Este racha é um sintoma de que a disputa vai ser ferrenha pela sucessão da presidência da Câmara, que é o segundo cargo mais importante do Brasil.”

    Leia também

    Além de indicados ao STF e TCU, Senado vai sabatinar mais 11 na semana que vem

    Barros diz que ‘grande acordo’ pode adiar recesso para discussão de reformas

    Após apreensão de dinheiro, vice-líder do governo no Senado pode perder cargo

    Sobre o governo e qual deve ser seu posicionamento diante da disputa que se coloca, Aragão diz que o ideal é que o Palácio do Planalto atue em compasso de espera para ver quais forças sairão mais fortes da disputa eleitoral dentro do Congresso.

    “Governo tem que ter cuidado em relação a qual lado tomar na eleição porque pode sofrer um revés político. Eles provavelmente vão atuar nos bastidores e ver qual força irá sair forte da disputa para então fazer uma reforma ministerial contemplando o grupo vencedor para garantir base política visando as eleições de 2022.”

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia
    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em cerimônia no Palácio do Planalto
    Foto: Adriano Machado/Reuters (17.jun.2020)

    (Edição do texto: Paulo Toledo Piza).