Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quase 2 mil toneladas para o RS: Defesa Civil teve maior volume de doações da história, diz ministro

    Segundo Rui Costa, doações recebidas pela entidade federal é recorde; governo federal anunciou novas medidas nesta quinta-feira

    Doações reunidas em centro de acolhimento em Canoas (RS)
    Doações reunidas em centro de acolhimento em Canoas (RS) Prefeitura de Canoas

    Renata Souzada CNN

    O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quinta-feira (9) que as doações recebidas pelos entes federais para o Rio Grande do Sul estão chegando em duas mil toneladas. Segundo o ministro, trata-se do maior volume de doações da história da Defesa Civil nacional.

    Só de doações encaminhadas e operadas por entes federais (Força Nacional, Correios) nós estamos chegando a duas mil toneladas de doações  sendo encaminhadas para o Rio Grande do Sul. De longe, essa é a maior movimentação de doações da história registrada da Defesa Civil nacional”, disse.

    A frase de ocorreu durante o anúncio de medidas para o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (9), que contou com vários ministros do governo, além de autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    O balanço mais recente divulgado pelo governo do Rio Grande do Sul confirma 107 mortes, além de 136 desaparecidos e 374 feridos. De acordo com as autoridades, 425 municípios foram afetados desde o início da tragédia.

    Segundo Rui Costa, o governo federal começa a fazer, ainda nesta quinta-feira, lançamentos aéreos, utilizando paraquedas, de donativos para lugares isolados no estado gaúcho.

    “Hoje começa uma outra operação, também complexa, de fazer chegar mantimentos — água, remédios — para aquelas localidades que não se está conseguindo chegar”, explicou.