
Quando o PT tem discurso voltado para o público interno ele perde as eleições, diz filósofo ao WW Especial
Denis Lerrer Rosenfield afirma que estratégia do partido não deve ultrapassar 30% do eleitorado, reduzindo chances de vitória em 2026
O filósofo e escritor Denis Lerrer Rosenfield alertou que o Partido dos Trabalhadores (PT) pode enfrentar dificuldades nas próximas eleições se mantiver um discurso voltado apenas para seu público interno.
Em uma análise sobre a estratégia de comunicação do partido, durante participação no programa WW Especial, com William Waack, ele destacou que essa abordagem pode não ser suficiente para garantir uma vitória eleitoral em 2026.
Segundo o filósofo, em conversas informais com dois altos responsáveis do PT, foi revelado que a recepção de certas medidas do governo, como o pacote de corte de gastos, foi muito positiva nos meios de esquerda. No entanto, ele argumenta que essa estratégia pode ser contraproducente em termos eleitorais.
Denis Lerrer, que é professor aposentado de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), relembrou sua experiência com o PT gaúcho, afirmando que “quando o PT tem um discurso voltado para dentro, ele perde as eleições. Isso era uma regra no Rio Grande do Sul”.
Denis ressaltou que o primeiro governo Lula foi “bem-sucedido” justamente porque sua campanha eleitoral foi direcionada para a sociedade em geral, e não apenas para o núcleo duro do partido.
O filósofo estima que o público interno do PT não ultrapasse 30% do eleitorado. Para ter chances reais de vitória, o partido precisaria alcançar mais 30% a 40% da população, focando nos eleitores de centro.
“Se o PT mantiver esse discurso voltado apenas para dentro, as chances eleitorais do partido se tornam muito pequenas”, afirmou.
Lerrer também criticou a forma como o governo comunicou o pacote de corte de gastos, mencionando que a repercussão foi “horrorosa” do ponto de vista dos agentes econômicos, afetando inflação, juros e câmbio.
WW Especial
Apresentado por William Waack, programa é exibido aos domingos, às 22h, em todas as plataformas da CNN Brasil.