Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Qual é a especialidade médica de Alckmin? Vice-presidente socorreu passageira em avião

    Com uma trajetória de quase cinco décadas na saúde, político tem duas especializações

    Aline Fernandescolaboração para a CNN , São Paulo

    Vice-presidente da República e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB) socorreu uma passageira que passou mal durante um voo no último sábado (27).

    Ele possui duas especializações em seu campo de formação, a medicina.

    Carreira na saúde

    Geraldo Alckmin Filho, de 72 anos, é médico há quase cinco décadas.

    Entre 1971 e 1977, ele estudou na então Faculdade de Medicina de Taubaté, atualmente vinculada à Universidade de Taubaté (Unitau), na região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.

    Posteriormente, o vice-presidente fez pós-graduação em anestesiologia pelo Hospital do Servidor Público, em São Paulo, entre os anos de 1978 e 1979.

    A anestesiologia é a especialidade médica voltada ao controle da dor aguda ou crônica. O anestesiologista é responsável pelo manejo das condições vitais do paciente durante cirurgias.

    Após concluir a primeira especialização, ele foi chefe do Departamento de Anestesiologia da Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba, no interior do estado.

    Em seguida, o ex-governador de São Paulo também estudou acupuntura pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (IOT-USP).

    A segunda especialização de Alckmin durou dois anos e foi completada em março de 2021.

    Além de médico e político, Alckmin também é professor universitário. Trabalhou na Fundação Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras, em Lorena, interior de São Paulo, de 1974 a 1976. Atuou como professor no Instituto Santa Tereza, na mesma cidade, em 1975.

    Ele ainda lecionou como professor convidado do curso de mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) entre 2019 e 2022.

    Como foi o incidente no avião

    A passageira que recebeu atendimento médico do vice-presidente Geraldo Alckmin teve um pico de pressão alta em um voo que fazia o percurso de Brasília a São Paulo.

    Pouco depois da decolagem, uma aeromoça questionou se algum médico no avião poderia atender a paciente. Alckmin se prontificou e prestou os primeiros socorros.

    “O comissário perguntou se havia algum médico a bordo e ele se apresentou na hora”, disse a assessoria do político.

    Em nota, a companhia aérea Latam disse que, “após o ocorrido, a viagem prosseguiu normalmente e a aeronave pousou em completa segurança às 8h37”.

    O comunicado diz ainda que “a companhia se sensibiliza com o ocorrido e informa que prestou atendimento de emergência a bordo e ofereceu toda a assistência necessária”.

    Alckmin estava a caminho da oficialização da candidatura da deputada federal Tabata Amaral (PSB) à Prefeitura de São Paulo.

    Tópicos