Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PT quer recorrer à Mesa Diretora para tentar barrar convocação de ministro Rui Costa em CPI do MST

    Bancada petista na comissão também estuda levar "desvios" da CPI para Conselho de Ética 

    Gabriela Pradoda CNN , São Paulo

    O PT vai recorrer à Mesa Diretora da Câmara para impedir a convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse o deputado Alencar Santana (PT-SP), suplente na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST. A Comissão aprovou, nesta terça-feira (1º), o requerimento que obriga Costa a ir à Comissão.

    “Não há nada, nenhum fato nem documento que justifique a convocação do ministro”, disse o deputado.

    VÍDEO – “Covarde e golpista”: Sâmia e Salles discutem na CPI do MST

    Convocação

    O requerimento para convocar Rui Costa foi aprovado na primeira sessão após a retomada dos trabalhos com o fim do recesso parlamentar. O documento foi retirado duas vezes da pauta, mas os integrantes da oposição já tinham prometido retomar a pauta neste segundo semestre.

    Para o primeiro vice-presidente da Comissão, Kim Kataguiri (União-SP), esse tipo de recurso não deve prosperar.

    “Eu acho difícil porque o [ex-ministro do GSI] Gonçalves Dias, que tem uma vinculação menor aos fatos do que Rui Costa, teve que comparecer. Imagine o ministro”, disse Kataguiri.

    Nós queremos saber da negociação de cargos entre o MST e o governo. E todo cargo do governo tem que passar pela Casa Civil. Então, tem ligação muito clara

    Kim Kataguiri

    Nilto Tatto (PT-SP), membro efetivo da CPI do MST, afirmou que a aprovação do requerimento já era esperada pelo partido. “Está terminando o prazo da CPI e eles tentam agora ganhar visibilidade com essa convocação, já que não conseguiram apurar nenhum crime”.

    O deputado disse ainda que estuda levar o que considera outros “desvios” da Comissão para a Mesa Diretora da Câmara e para o Conselho de Ética.

    Para o parlamentar, o depoimento do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, nesta terça-feira (1º), teve perguntas fora do tema da CPI e “atuação constrangedora” de alguns parlamentares.

    VÍDEO – Depoimento de Gonçalves Dias na CPI do MST é estratégia política?

    Tópicos