Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PSDB fecha questão contra PEC do voto impresso na Câmara

    A decisão foi tomada pela Executiva Nacional do partido, em reunião nesta terça-feira

    Iuri Pittada CNN

    Autor do pedido de auditoria do resultado das eleições presidenciais em 2014, o PSDB decidiu fechar questão contra a chamada PEC do voto impresso auditável, apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro.

    A decisão foi tomada pela Executiva Nacional do partido, em reunião nesta terça-feira.Em nota, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirma que “discutir a mudança no sistema de votação partindo da falsa premissa de eleições fraudadas é um desserviço à democracia brasileira”.

    “Diante disso, o PSDB fechou questão, em reunião da Executiva Nacional, contra a proposta em discussão na Câmara dos Deputados”, diz o tucano.O partido conta hoje com 32 deputados.

    A expectativa é de que a PEC, rejeitada na semana passada pela comissão especial que analisou o texto, seja apreciada hoje pelo plenário da Câmara.

    Íntegra da nota assinada pelo presidente do PSDB

    O PSDB confia no sistema de votação brasileiro e tem compromisso firme com aprimoramentos, inovações e segurança do voto. Contribuiu com avanços na segurança e confiabilidade do sistema a partir de consulta sobre a possibilidade de auditoria no sistema eletrônico de votação em 2014, que resultou em seguidas resoluções do TSE que deram ainda mais transparência e segurança ao processo.

    Mais recentemente, o TSE, com a resolução 23.603 de 12 de dezembro de 2019, que dispõe sobre os procedimentos de fiscalizações e auditoria do sistema eletrônico de votação, previu  as formas de auditagens sugeridas pelo PSDB e incluiu dentro dos agentes fiscalizadores as universidades, o Ministério Público, os partidos políticos, a OAB e as Forças Armadas, entre outros.

    Discutir a mudança no sistema de votação partindo da falsa premissa de eleições fraudadas é um desserviço à democracia brasileira. Diante disso, o PSDB fechou questão, em reunião da Executiva Nacional, contra a proposta em discussão na Câmara dos Deputados.

    O partido acredita que o sistema pode ser sempre aprimorado, mas não nos moldes que tem sido conduzida atualmente a discussão.Bruno Araújo – presidente Nacional do PSDB

    Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB
    Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB
    Foto: Divulgação/PSDB

    Tópicos