Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Procurador da Fazenda Nacional é nomeado adjunto de Messias na AGU

    Paulo Mendes faz parte da Procuradoria-Geral da instituição desde 2005 e atuou perante o STF nos últimos cinco anos

    Elijonas Maiada CNN , Brasília

    O governo federal nomeou, nesta quarta-feira (5), o procurador da Fazenda Nacional, Paulo Mendes, como adjunto do advogado-geral da União, Jorge Messias.

    A portaria é assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, no Diário Oficial da União.

    Mendes é procurador da PGFN desde 2005 e já foi diretor-geral da Escola Superior da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Com pós-doutorado em Direito pela Universidade Federal da Bahia, ele atuou como coordenador-geral pela PGFN perante o Supremo Tribunal Federal (STF) nos últimos cinco anos.

    O professor de Direito também tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e está pós-doutorando em Salamanca, Espanha.

    O currículo acadêmico internacional de Mendes teria sido um dos fatores para a escolha do nome dele, segundo apurou a CNN. Atualmente, o governo federal está em negociações e embate com bigtechs dos Estados Unidos e a AGU tem atuado nesses casos.

    O novo adjunto de Messias tem especialidade em direitos fundamentais e garantias constitucionais pela Universidade de Castilla-La Mancha em Toledo, Espanha, e em técnicas avançadas de negociação pela Universidade de Harvard, em Cambridge (EUA).

    À CNN, Mendes diz que é uma “grande honra ter sido indicado pelo ministro Jorge Messias para essa importante missão”. “Pretendo somar esforços em uma equipe que já vem desempenhando um brilhante trabalho”, declarou.

    Tópicos