Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente do STF, Dias Toffoli defende isolamento durante pandemia

    Gabriela Coelho , Da CNN, em Brasília

    O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli

    O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli (30.out.2019)
    Foto: Divulgação/STF

    O ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, defendeu o isolamento de pessoas para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, mas ressaltou a necessidade de se manter o funcionamento do que for essencial.

    “As pessoas devem ficar nas suas casas porque pode ser que se não ficarem, a situação pode piorar. Precisamos ouvir e seguir autoridades técnicas que estão lidando com o assunto”, afirmou, durante evento online promovido pelo site Jota, sobre o cenário da Justiça diante da pandemia da COVID-19.

    Toffoli defendeu que os testes que identificam a doença seja feito no máximo de pessoas possível e colocar quem estiver saudável na força de trabalho. “Temos áreas já preparadas para isso, temos que preparar outras áreas para, aos poucos, irmos saindo disso, porque a humanidade não pode ficar pra sempre em casa. Neste momento, temos que ter o máximo de isolamento possível, para abaixar a curva”, disse.

    “O país não pode parar, não significa ser contra isolamento, mas tem que ter abastecimento, farmácia, para isso precisa ter transporte de pessoas, seja municipal ou intermunicipal, precisa de restaurante para comer, posto abastecendo. Até para o sistema de saúde funcionar, precisamos ter o essencial funcionando”, disse.

    Ele também comentou a atuação do STF durante a pandemia. “Eu penso que o Supremo já vem atuando, porque essas demandas já vem chegando, já houve decisões monocráticas que vão ser levadas à sessão do dia 15 de abril, que tratam dessas questões relativas a competência, por exemplo, fechamento de cidades”, disse Toffoli — ele evitou adiantar o que será permitido ou não, já que a decisão caberá ao Plenário.

    Tópicos