Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Preparo técnico e experiência”, diz Weber ao dar boas-vindas a Zanin no STF

    Ministro tomou posse na Corte em cerimônia protocolar e com presença de autoridades

    Da CNN

    A posse de Cristiano Zanin nesta quinta-feira (3), realizada no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), foi rápida, protocolar e não teve discursos de autoridades. Entretanto, a presidente da Corte, Rosa Weber, abriu uma brecha e elogiou o novo colega.

    “Desejando muita felicidade no exercício da jurisdição constitucional. Estou convicta de que Vossa Excelência, com sua cultura jurídica, preparo técnico, experiência e extrema lhaneza, enriquecerá sobremodo esse colegiado”, afirmou.

    FOTOS — Veja imagens da posse de Cristiano Zanin no STF

    A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, da cúpula da República e autoridades dos Três Poderes, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os chefes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

    Ex-advogado de Lula, Zanin teve a nomeação confirmada pelo petista no início de junho. O Senado aprovou a indicação no dia 21 do mesmo mês. Ele poderá ficar no Supremo até 2050, quando completa 75 anos e deverá se aposentar compulsoriamente.

    O novo integrante do STF escolheu 11 pessoas para serem seus auxiliares. Nove delas atuaram com o seu antecessor na Corte, ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

    Oficialmente integrante do Supremo, Zanin já participa da sessão do plenário virtual da Corte que se inicia nesta sexta-feira (4). O primeiro caso que ele julgará presencialmente é o que trata do juiz de garantias. A Corte começou a analisar o tema no primeiro semestre.

    Até o momento, só há o voto do relator, Luiz Fux, contra a obrigatoriedade da implementação.

    Jantar com ingresso de R$ 500

    Depois da cerimônia formal, haverá um jantar em homenagem a Zanin, organizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

    O evento será em um local para eventos às margens do Lago Paranoá, no Distrito Federal.

    Segundo a AMB, os custos serão cobertos pela venda de ingressos aos convidados. O custo de cada entrada é de R$ 500.

    Quem é Cristiano Zanin?

    Cristiano Zanin se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.

    Em 2004, fundou a Teixeira Zanin Martins Advogados, que funcionou até 2022. Também fundou, em 2018, o Lawfare Institute. Em julho de 2022, fundou a Zanin Martins Advogados com Valeska Zanin Martins, sua esposa.

    Foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).

    É sócio-efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e associado fundador do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).

    Conforme o currículo distribuído por sua assessoria, Zanin tem 25 anos de trabalho na advocacia. “Já atuou, ou ainda atua, em mais de 100 processos perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e mais de 550 perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ)”, diz o texto.

    De casos com grande repercussão, destacam-se a recuperação judicial da Varig, a falência da Transbrasil, e a revisão do acordo de leniência da J&F.

    Zanin se tornou o principal advogado de Lula nas investigações da Lava Jato, conquistando inúmeras vitórias em processos envolvendo o petista. Ele fazia parte da defesa quando foi feito o pedido de habeas corpus que resultou na anulação das condenações.

    Assim, Lula teve os direitos políticos restabelecidos e concorreu às eleições presidenciais de 2022, que lhe garantiram o terceiro mandato como presidente da República.

    *Publicado por Tiago Tortella, da CNN

    Tópicos