Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Por reforma tributária, Lira deve conversar com Bolsonaro

    Ex-presidente faz discurso contra aprovação do texto e tenta influenciar votos de políticos do PL, PP e Republicanos

    Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante sessão da Casa, em Brasília
    Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, durante sessão da Casa, em Brasília 07/11/2022 REUTERS/Adriano Machado

    Basília Rodrigues

    Na corrida por votos para aprovar a reforma tributária ainda nesta quinta-feira (6), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou a aliados que irá ligar para o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) que tem influenciado deputados a votarem contra a proposta.

    Enquanto Lira defende que a reforma é boa para o Brasil, independentemente do governo, Bolsonaro tem adotado o discurso de que o texto é do PT e que a direita brasileira deveria aprovar a sua própria reforma tributária.

    VÍDEO – Marinho: PL deve votar contra reforma tributária por “bom senso”

    Como parte do esforço de articulação, Lira também marcou almoço com lideranças na residência oficial da Câmara para fazer a checagem final antes de começar a votação.

    A poucas horas da votação, Bolsonaro esteve com políticos do Partido Liberal (PL), na sede do partido em Brasília, em um encontro do qual participaram também integrantes do Progressistas (PP) e Republicanos. Somente o PL corresponde a uma bancada de quase 100 votos.

    O discurso bolsonarista corrói a estratégia de negociadores do texto de rotular a reforma de proposta de estado, com repercussão mais ampla, do que uma reforma restrita às ideias de um governo.