PoderData: avaliação negativa do trabalho de Lula é de 40%; positiva, 24%
Foram ouvidas 2.500 pessoas entre os dias 25 e 27 de janeiro; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos


A avaliação negativa do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é de 40%, maior índice de rejeição desde o início de seu terceiro mandato, em janeiro de 2023. Já a avaliação positiva é de 24%, de acordo com levantamento divulgado pelo instituto PoderData nesta quarta-feira (29).
Para 33%, o trabalho do presidente é regular. Outros 3% não souberam responder à pesquisa.
Foram ouvidas 2.500 pessoas entre os dias 25 e 27 de janeiro em todas as unidades federativas, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
A avaliação negativa compreende os entrevistados que classificaram o trabalho de Lula como ruim ou péssimo. Ao mesmo tempo, a avalição positiva diz respeito àqueles que classificaram o trabalho do petista como ótimo ou bom. Veja os detalhes no gráfico abaixo:
O levantamento também avaliou a aprovação ao governo Lula na região Nordeste e entre os eleitores que optaram pelo petista ante Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleiçao presidencial de 2022.