Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Poder civil tem que nortear poder militar”, diz nova presidente do STM

    Maria Elizabeth Rocha defende proposta que obriga militares a passarem para a reserva caso queiram ser candidatos

    Teo CuryLuísa Martinsda CNN , Brasília

    A ministra Maria Elizabeth Rocha, que assume em 12 de março a presidência do Superior Tribunal Militar (STM), defende o distanciamento entre a política e os quartéis para que não haja mistura entre os dois e afirma que o poder civil tem de nortear o poder militar.

    “Eu sempre me posicionei no sentido de que o poder civil e o poder militar são distintos. E o poder civil, ele tem que nortear o poder militar”, disse a ministra ao CNN Entrevistas.

    A próxima presidente do STM é a favor da aprovação, no Congresso Nacional, da proposta que obriga integrantes das Forças Armadas a passarem para a reserva caso queiram ser candidatos a cargos eletivos.

    “O militar da ativa não pode se mesclar em assuntos políticos. Eu costumo dizer que quando a política entra dentro dos quartéis, a hierarquia e a disciplina saem”, afirmou a ministra.

    “No geral, eu acho que esses óbices constitucionais para que militares integrem a administração direta e mesmo a indireta, devem ser colocados na carta política, porque é mais saudável para democracia e menos perigoso até para o Estado Democrático de Direito”, disse.

    Tópicos