Como a solução para destravar o Orçamento afeta a economia brasileira?
Depois de um longo impasse, o Congresso aprovou no início desta semana um projeto de lei que finalmente abriu caminho para a conclusão do Orçamento de 2021. O texto foi a solução encontrada para impedir que o presidente Jair Bolsonaro permanecesse em uma encruzilhada, dividido entre ameaçar a base aliada no Congresso ou incorrer no risco de crime de responsabilidade.
O Orçamento sancionado por Bolsonaro abre espaço para gastos fora do teto e da meta fiscal, e também autoriza rearranjos por parte do governo, como o remanejamento de verbas de despesas discricionárias para pagar despesas obrigatórias. Mas a solução não representa, necessariamente, uma vitória para a equipe econômica — e nem para os cofres públicos.
Neste episódio do E Tem Mais, Roberta Russo discute ao lado da analista de economia da CNN Thais Herédia os impactos do Orçamento de 2021 para o futuro das contas públicas. Thaís explica o que ainda restou de fictício ou não no texto aprovado pelo presidente e o que acabou modificado na Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano passado. Ela também fala sobre a reação de alguns setores a essa ameaça de desvio das políticas fiscais. Também participa do episódio o economista e professor da Unicamp Pedro Rossi. Ele fala sobre como devem ser conduzidos os gastos com a pandemia a partir do Orçamento aprovado e debate os riscos de possíveis pedaladas fiscais.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
