Planalto pede, mas Câmara resiste a plano de turbinar PAC com emendas
Lideranças indicaram que os deputados irão hesitar em encorpar o projeto do governo
A Câmara dos Deputados sinalizou resistência ao pedido do Palácio do Planalto para que parlamentares usem emendas para turbinar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que será lançado nesta semana.
A ideia do governo é que emendas de bancada sejam direcionadas a obras de infraestrutura do PAC, como construção de pontes, pavimentação e novas rodovias.
VÍDEO – Governo Lula pode adiar novo PAC mais uma vez
Adicionalmente, o Palácio gostaria que os parlamentares usassem suas emendas individuais em projetos da área social, como postos de saúde, creche e escolas.
Com isso, o governo pretende robustecer o programa, que prevê R$ 60 bilhões por ano em recursos do orçamento da União, além de aportes privados e de estatais.
O Planalto pretende montar uma espécie de cardápio com obras do PAC para atrair os parlamentares. O objetivo é tentar chegar a uma sinergia de interesses.
Os primeiros sinais vindos da Câmara, porém, não foram alvissareiros, segundo integrantes do Palácio do Planalto. Lideranças indicaram que os deputados irão hesitar em encorpar o projeto do governo.
Já por parte do Senado a indicação foi mais positiva, ponderam integrantes da articulação política do governo.