Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PL tem disputa interna por vagas em comissões e cogita regra para indicação

    Partido estuda um entendimento para que as indicações sejam definidas na base do voto

    Gabriel HirabahasiLuciana Amaralda CNN , Em Brasília

    O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vive uma disputa interna entre os deputados federais pelas indicações de quem será membro de comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

    A CNN apurou que, internamente, a bancada já cogita estipular regras para definir como serão feitas as indicações aos colegiados.

    Indicações a comissões mais importantes e de maior destaque –como a Comissão de Constituição e Justiça, a de Segurança Pública e a de Fiscalização Financeira e Controle– têm sido alvo dessa disputa.

    O número de deputados do PL interessados em integrá-las é muito maior do que as vagas disponíveis e, até o momento, não há uma definição clara de quem conseguirá compor o colegiado de preferência por meio do partido.

    A CNN apurou que deputados do PL estudam um entendimento para que as indicações sejam definidas na base do voto. Quando houver disputa entre mais de um candidato para um cargo, a ideia é que os parlamentares da sigla façam uma votação interna para decidir quem será o representante da legenda no colegiado.

    O objetivo dessa proposta é evitar que essas disputas tenham de ser levadas ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto.

    Com 99 deputados, o PL tem a maior bancada da Casa. Por consequência, possui mais espaço nas comissões, por questões de proporcionalidade. Apesar disso, já houve indicativos na legenda de que parlamentares disputarão os mesmos espaços nas comissões.

    O partido saiu da eleição com duas alas evidenciadas: uma é ligada intrinsecamente ao bolsonarismo (entre eles Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli, Bia Kicis, Eduardo Pazuello e Ricardo Salles); a outra, ao Centrão (como o próprio líder da bancada, Altineu Côrtes).

    Tópicos