Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PL entrará com representação contra Janones no Conselho de Ética, diz Eduardo Bolsonaro

    Em publicação nas redes sociais, deputado federal disse que telefonou para presidente do partido e também estuda outras medidas

    CNN

    O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, nesta quarta-feira (29), que seu partido entrará com representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado André Janones (Avante-MG).

    “Telefonei de manhã para o presidente Valdemar do PL, legitimado a representar no conselho de ética, e ficou acertado que o PL ingressará contra o dep. Janones no conselho de ética. Outras medidas estão sendo estudadas também”, escreveu Eduardo no Twitter.

    https://twitter.com/BolsonaroSP/status/1641052444170805248

    A assessoria do PL informou à CNN que a representação ainda não foi protocolada, mas deve ocorrer ainda nesta quarta.

    CNN tenta contato com a assessoria de Janones.

    Nesta terça-feira (28), Janones estava entre os deputados que proferiram insultos homofóbicos contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Ele foi chamado de “chupetinha” e “Nikole”. Veja a discussão no vídeo abaixo.

    A comissão, que se reuniu para ouvir o ministro da Justiça, Flávio Dino, foi marcada por debates intensos entre governistas e a oposição.

    Na reta final do encontro, Nikolas Ferreira pediu que Dino tratasse a comissão “com respeito, sem deboche”, afirmando que aquele ambiente “não tem palhaços”.

    Foi, então, que outros congressistas começaram a atacar o deputado bolsonarista.

    A primeira ofensa homofóbica que se ouve é “chupeta”, apelido que surgiu após disseminação de um vídeo fake que circulou nas redes sociais no ano passado, associando o deputado a ato erótico.

    Pouco depois, deputados gritam “peruca” e “Nikole”, referências a um episódio protagonizado por Nikolas no último dia 8 de março, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher.

    Na ocasião, o deputado do PL subiu ao púlpito do plenário da Câmara dos Deputados com uma peruca — que vestiu ao afirmar que “se sentia mulher” — e disse que “mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”.

    Em meio aos ataques, o parlamentar interrompeu sua fala e pediu para que o presidente da Comissão, deputado Rui Falcão (PT-SP), parasse o relógio.

    Quando Falcão solicita para que ele prossiga com a sua fala, é possível ouvir outro deputado dizer: “Vai, Chupetinha”.

    A CNN procurou a assessoria do deputado Nikolas Ferreira, que não se manifestou sobre o ocorrido.

    * Publicado por Léo Lopes, com informações de Julliana Lopes

    Tópicos