Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PGR pede que denúncia contra Milton Ribeiro por homofobia seja enviada à Justiça Federal

    Denúncia foi apresentada pela própria Procuradoria-Geral da República com base no julgamento do STF que, por 8 votos a 3, equiparou o crime de racismo à homofobia no Brasil

    Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação (MEC)
    Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação (MEC) Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

    Gabriela Coelhoda CNN

    Brasília

    A Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal que a denúncia contra o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro por supostas declarações homofóbicas seja enviada à Seção Judiciária do Distrito Federal.

    “No caso presente é indene de dúvidas que o delito praticado pelo então Ministro da Educação Milton Ribeiro está vinculado ao exercício das funções que exercia, mormente considerando que os fatos ocorreram durante entrevista concedida na condição de Ministro de Estado da Educação e sobre o contexto educacional brasileiro”, disse Lindôra Maria Araújo, vice-procuradora-geral da República.

    Em março, alvo de uma investigação da Polícia Federal e denúncias de ilegalidades envolvendo a distribuição de verbas da pasta, Milton Ribeiro colocou o cargo à disposição.

    A denúncia foi apresentada pela própria Procuradoria-Geral da República com base no julgamento do STF que, por 8 votos a 3, equiparou o crime de racismo à homofobia no Brasil.

    A investigação começou após uma entrevista do ex-ministro da Educação na qual ele relacionou a homossexualidade a “famílias desajustadas” e disse que havia adolescentes “optando por ser gay”.

    A defesa do ex-ministro foi procurada, mais ainda não se manifestou.