PF localiza Oswaldo Eustáquio, mas pedido de asilo no Paraguai evita prisão
Sócio de blogueiro, no entanto, foi preso em ação conjunta do Brasil com país vizinho
Um pedido de asilo no Paraguai impediu a prisão do jornalista Oswaldo Eustáquio nesta sexta-feira (17), de acordo fontes da Polícia Federal ouvidas pela CNN.
Ao contrário dele, o sócio de Eustáquio, Bismark Fugazza foi capturado. Os dois comandam o canal “Hipócritas”, no YouTube.
Os mandados de prisão foram autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal(STF) sob alegação de participação e incitação de atos antidemocráticos.
De acordo com a PF, a prisão ocorreu no âmbito da operação permanente que investiga os responsáveis pelos atos de 8 de janeiro.
Nesta sexta-feira, a polícia paraguaia chegou até eles no momento em que Eustáquio e Bismark estavam fazendo transmissão de vídeo na internet.
De acordo com fontes da PF, apesar da ordem de prisão pesar contra a dupla, o mandado contra Oswaldo Eustáquio não foi cumprido devido ao pedido de asilo político, que está em análise pelas autoridades do Paraguai.
Bismark foi conduzido até a Ponte da Amizade para apresentação às autoridades do Brasil, onde foi preso. Ele será ouvido na delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu (PR) e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional.
A prisão ocorreu com apoio do Ministério Público e Migraciones e órgãos públicos paraguaios.