PF deflagra 12ª fase da Operação Lesa Pátria contra suspeitos de ataques aos Três Poderes
Agentes cumprem um mandado de prisão e quatro de busca e apreensão no DF
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (23) a 12ª fase da Operação Lesa Pátria e cumpriu um mandado de prisão preventiva no Distrito Federal (DF) pelo envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília (DF).
O alvo de prisão é o major Flávio Silveira, responsável pelo comando do batalção da PM que fazia a segurança da esplanada, foi cumprido. Ele já havia sido preso na 5ª fase da operação em março.
Além disso, a PF cumpre 4 mandados de busca e apreensão. Segundo apurou a CNN, os alvos são policiais militares que deram ordem de recuo em frente a descida de acesso ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) no 8 de janeiro.
A Operação Lesa Pátria pretende identificar pessoas que participaram, financiaram, se omitiram ou fomentaram os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que resultaram na depredação dos prédios públicos.
Por isso, a apuração se debruça sobre crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Correção: Ao contrário do informado anteriormente pela Polícia Federal, e publicado neste texto, os agentes cumprem um mandado de prisão, não dois. O texto foi corrigido após a PF retificar a informação.