Pesquisa para o governo do RJ, revisão na tabela do frete e mais de 17 de maio
Pesquisa Genial/Quaest para a eleição para o governo do Rio de Janeiro traz, no cenário com mais nomes, o governador Cláudio Castro (PL), pré-candidato à reeleição, à frente, com 25%, seguido pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 18%


A pesquisa Genial/Quaest para a eleição para o governo do Rio de Janeiro, que trouxe o governador Cláudio Castro (PL), pré-candidato à reeleição, à frente, com 25%, seguido pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 18%, e a MP publicada pelo governo federal, que permitirá reajustes extraordinários na tabela do frete no país sempre que o preço do diesel oscilar 5%, estão entre os destaques desta terça-feira (17).
Pesquisa Quaest para o governo do RJ: Castro tem 25%; Freixo, 18%; e Neves, 8%
Pesquisa Genial/Quaest para a eleição para o governo do Rio de Janeiro, divulgada em primeira mão pela CNN nesta terça-feira (17), traz, no cenário com mais nomes, o governador Cláudio Castro (PL), pré-candidato à reeleição, à frente, com 25%, seguido pelo deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 18%.
Na sequência, vem o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 8%. Ainda aparecem o deputado estadual André Ceciliano (PT) e o deputado federal Paulo Ganime (Novo), com 2%, e o ex-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Felipe Santa Cruz (PSD), com 1%.
A proporção dos que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar chega a 33%. Os indecisos representam 10%. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 1.200 pessoas face a face entre os dias 12 e 15.
Governo reduz para 5% percentual de oscilação no preço do diesel para revisar tabela do frete
O presidente Jair Bolsonaro (PL) editou, nesta terça-feira (17), uma Medida Provisória (MP) para alterar a lei que determina, de acordo com a oscilação do preço do diesel, a revisão extraordinária da tabela de frete no país.
Até então, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deveria fazer revisões nos valores da tabela de frete do transporte rodoviário de cargas sempre que o diesel oscilasse 10% em seu valor.
Com a MP publicada nesta terça, que já está em vigor, os valores de preços mínimos de frete por quilômetro rodado devem ser revistos sempre que o combustível tiver oscilação de 5% em seu preço.
Além dessa revisão extraordinária que depende da variação do diesel, a ANTT, por lei, já realiza revisões semestrais nos valores do frete que serão cobrados no Brasil.
Em reunião nesta terça (17), PSDB tentará convencer Doria a desistir da candidatura
Está marcada para esta terça-feira (17) uma reunião em que o presidente do PSDB, Bruno Araújo, tentará convencer o partido a desistir da pré-candidatura de João Doria e apoiar a pré-candidata do MDB, Simone Tebet.
Os dois são os únicos nomes da terceira via que ainda restam na disputa. Nesta segunda-feira (16), Tebet disse que respeitará a decisão do grupo para apontar o indicado que concorrerá ao Palácio do Planalto.
“Eu estou pronta para subir no palanque dessa frente democrática independentemente de estar na cabeça de chapa ou de vice. Vou estar lá carregando bandeira, entregando santinho”, afirmou Tebet.
Musk exige detalhes sobre contas falsas no Twitter para avançar em negociação
Elon Musk disse nesta terça-feira (17) que sua oferta de 44 bilhões de dólares não avançará até que o Twitter prove que as contas falsas, de spam e controladas por “bots”, representam menos de 5% do total de usuários, horas depois de sugerir que poderia buscar um preço mais baixo pela empresa.
“Minha oferta foi baseada na precisão dos registros do Twitter na SEC. Ontem, o CEO do Twitter se recusou publicamente a mostrar prova de <5% (contas de spam). Este acordo não pode avançar até que ele o faça”, disse Musk em um tweet.
Depois de suspender sua oferta na semana passada, aguardando informações sobre contas de spam, Musk disse suspeitar que estas representam pelo menos 20% dos usuários – em comparação com as estimativas oficiais do Twitter de 5%.
Suécia assina pedido formal de adesão à Otan e aguarda Finlândia
A ministra das Relações Exteriores da Suécia, Ann Linde, assinou na manhã desta terça-feira (17) um pedido declarando a intenção do país em se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A medida marca um passo formal do governo sueco para aderir à aliança militar liderada pelos Estados Unidos – encerrando décadas de neutralidade militar – à medida que a invasão da Ucrânia pela Rússia desencadeia uma evolução dramática na segurança e geopolítica europeias.
“Parece muito grande, muito sério, e parece que chegamos a uma conclusão que é a melhor para a Suécia”, disse Linde. “Não sabemos quanto tempo vai demorar, mas calculamos que pode levar até um ano”.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br
* Publicado por Léo Lopes