Perícia da PF encontrou itens curiosos, como óculos de natação, na invasão do 8 de janeiro
CNN levantou itens que chamaram atenção dos peritos criminais federais no Congresso, Planalto e STF


Itens curiosos encontrados nos prédios invadidos na Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro chamaram atenção dos peritos criminais federais.
Na lista, estão óculos de natação, por exemplo. Os objetos foram achados no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no gramado do Supremo Tribunal Federal (STF). Alguns estavam manchados com as cores verde e amarela.
Para a Polícia Federal (PF), esses itens indicam que quem foi para o ato sabia que haveria confronto com a polícia e queria se proteger.
Os peritos da PF também acharam lenços manchados com as cores da bandeira do Brasil e maquiagem, como base e batom.
O que também chamou atenção dos profissionais foram as centenas de garrafas de água nos prédios. Quase todas vazias. Segundo fontes, havia esses objetos em todos os prédios e espalhados pela Praça dos Três Poderes.
A CNN apurou que, com base no suor deixado no lenço de maquiagem e na saliva que havia nas garrafas d’água, os peritos conseguiram identificar DNA e saber quem estava no local durante as invasões.
Os materiais foram recolhidos ainda na noite de 8 de janeiro, quando o Distrito Federal já estava com intervenção federal na segurança pública. O trabalho foi feito pelo setor responsável por avaliar as coletas e análise de DNA no Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília.