Pedro Venceslau: MST minimiza ofensiva do Congresso sobre reforma agrária
Segundo o analista, movimento não se mobiliza contra iniciativas que visam criminalizar ocupações de terra
A direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) disse que os projetos de lei em discussão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara visam dificultar a reforma agrária no país.
Para o analista da CNN Pedro Venceslau, o MST está minimizando a ofensiva do Congresso Nacional contra o grupo.
No CNN Arena (segunda a sexta, 18h) desta terça-feira (2), Venceslau disse que o movimento não tem se mobilizado contra essas iniciativas, ao contrário de outras ocasiões em que considerou haver risco político real.
“Desta vez, o MST avalia que o Congresso Nacional não vai tomar nenhuma atitude contra o movimento antes do recesso parlamentar, provavelmente nem depois do recesso e também antes das eleições”, disse.
O analista pontuou que, apesar da formação política conservadora no Congresso favorecer ofensivas contra o MST, a base governista deve se mobilizar em defesa do grupo.
Relação tensa com governo Lula
Venceslau lembrou que a relação entre o MST e o governo Lula tem altos e baixos neste terceiro mandato presidencial. No ano passado, o movimento invadiu a sede do Incra em Alagoas, pressionando por indicação política.
Segundo ele, o MST também tem cobrado o cumprimento de outras pautas relacionadas à reforma agrária. “O governo tem por outro lado tentado manter pontes e manter uma boa relação com o movimento”, afirmou. “Agora no segundo semestre, se essa ofensiva se concretizar, o governo vai ter que mostrar força política para tentar barrar essa iniciativa da oposição”, concluiu.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais
(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)