Pedro Venceslau: Lula percebeu que críticas ao BC elevam dólar
Presidente teria mudado tom após reunião com economistas sugerir que evite ataques ao Banco Central para não pressionar moeda americana
O analista da CNN Pedro Venceslau comentou, durante o CNN Arena (segunda a sexta, 18h), desta quarta-feira (2) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) percebeu que suas críticas ao Banco Central (BC) estavam contribuindo para a alta do dólar.
Segundo Venceslau, Lula se reuniu na semana passada com especialistas e economistas que sugeriram que ele diminuísse o tom e evitasse subir o tom em relação ao BC.
“O presidente Lula, pelo jeito, percebeu que um dos principais motivos para o aumento do dólar é justamente essa verborragia contra o presidente do Banco Central”, avaliou o analista.
Ele explicou que, quando Lula fazia declarações duras contra o BC, isso dava um “sinal” para que o PT e aliados seguissem o mesmo caminho, criando um “bombardeio” contra a autoridade monetária e pressionando os juros e o dólar para cima.
Estratégia sindicalista
Venceslau comparou a estratégia de Lula com aquela que ele adotava como sindicalista nos anos 1970. “Ele eleva o tom, cria um ambiente bélico em relação aos seus interlocutores para depois sentar para negociar provavelmente uma taxa menor de juros”, avaliou.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais
(Publicado por Raphael Bueno, da CNN Brasil)