Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Para reforçar segurança em presídios, Ministério da Justiça pede convocação de concursados

    Documento com a solicitação foi encaminhado ao Ministério da Gestão; atualmente há 900 aprovados em concurso para agente penal

    Cabe agora ao Ministério da Gestão avaliar junto ao Ministério da Fazenda
    Cabe agora ao Ministério da Gestão avaliar junto ao Ministério da Fazenda Reprodução

    Elijonas MaiaLeonardo Ribbeiroda CNN

    Brasília

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública encaminhou, nesta sexta-feira (16), um documento ao Ministério da Gestão solicitando a contratação de agentes de execução penal — responsáveis pela segurança dos presídios federais.

    “Diante da veemente necessidade de comunhão de esforços dos órgãos federais para o enfrentamento de organizações criminosas, que ainda persistem em colocar em risco à incolumidade do sistema prisional brasileiro”, diz o texto assinado pelo secretário-executivo da pasta, Manuel Carlos de Almeida Neto.

    Na quinta-feira (15) o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, anunciou que faria a solicitação de contratação imediata de 80 agentes do cadastro reserva de aprovados no último concurso para a carreira, realizado em 2020.

    Para justificar a demanda foram listados fatos relacionados à fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

    “A solicitação ainda encontra supedâneo na necessidade de otimização dos procedimentos e medidas de segurança dentro das Unidades Penitenciárias Federais, a fim de coibir, de forma efetiva e eficiente, quaisquer tentativas de evasão que possam vir a ser arquitetadas e orquestradas pelos líderes das organizações criminosas”, completa o pedido.

    Cabe agora ao Ministério da Gestão avaliar junto ao Ministério da Fazenda a disponibilidade de orçamento para convocação de novos concursados.

    Atualmente, segundo dados do governo, há pelo menos 900 aprovados no concurso para a carreira de agente federal de execução penal.