Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Painel CNN: Deputados debatem ações do MST pelo Brasil

    Movimento anunciou que realizará “ocupações de terra” em todos os estados do Brasil ao longo do mês de abril

    Bárbara BrambilaGabriel Fernedada CNN

    em São Paulo

    Em painel promovido pela CNN nesta terça-feira (11), os deputados federais Pedro Lupion (PP-PR) e Josias Gomes (PT-BA) debateram as ações recentes que vem sido tomadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelo Brasil.

    Nesta segunda-feira (10), O economista e ativista João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, anunciou que o movimento realizará “ocupações de terra” em todos os estados do Brasil ao longo do mês de abril.

    No mesmo dia, um grupo de trabalhadores rurais militantes do MST e outros movimentos sociais invadiram a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Alagoas.

    O deputado federal Josias Gomes avaliou que não é de primeira importância a análise sobre se o termo correto é invasão ou ocupação, e disse que o principal assunto deve ser o interesse do governo no agronegócio.

    “O termo ocupação e invasão tem uma motivação evidentemente política. No ponto de vista do MST, quando fala de ocupar, é que aquela terra está improdutiva e essa é a razão que eles fazem o movimento. Enquanto isso se tem a outra visão de que aquilo é uma invasão”, disse o deputado.

    “Um ou outro termo é o que menos conta quando você tem governos que se interessam pela agricultura brasileira como um todo e busca razões para que, tanto o pequeno agricultor, quanto a grande agricultura tenham seu espaço. Nosso propósito nunca foi criar confronto de terminologias neste debate, que é secundário”.

    Já o deputado Pedro Lupion avaliou que as atuais medidas do MST são uma invasão, por se tratar de propriedades privadas.

    “É uma invasão. É uma propriedade privada, tem um dono, então qualquer ocupação dessa área é uma invasão. Na verdade é uma questão de narrativa ssa tntativa de colocar como ocupação pra fazer um movimento político. Mas o que ocorre é invasão de uma propriedade privada”.

    Confira o debate na íntegra no vídeo acima