Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Padilha afirma que Lula vai provar compromisso com a responsabilidade fiscal

    Segundo o ministro, presidente orientou auxiliares a fazer “o que for necessário para cumprir o arcabouço”; Haddad deve anunciar bloqueios no orçamento na próxima semana

    Pedro Pupulimcolaboração para a CNN , São Paulo

    O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quarta-feira (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai, mais uma vez, provar seu compromisso com a responsabilidade fiscal. De acordo com Padilha, o histórico do presidente reafirma seu comprometimento com o cumprimento da meta.

    A declaração foi feita em entrevista à CNN em um contexto de especulações a respeito do cumprimento do arcabouço fiscal por parte do governo federal. Em entrevista à Record nesta terça-feira (16), Lula disse que “não é obrigado a cumprir uma meta se tiver coisas mais importantes para fazer”.

    No entanto, Padilha ressaltou que basta analisar o histórico do presidente para verificar seu compromisso com as metas fiscais. Segundo ele, toda vez que esse tema ganha força, Lula reafirma seu respeito ao arcabouço fiscal.

    “No ano passado fizeram uma especulação sobre o que seria feito para resolver a bomba fiscal deixada pelo governo anterior em relação aos combustíveis, e o presidente foi firme na decisão reforçando o papel do ministro Haddad (da Fazenda) em garantir a reoneração naquele momento de forma responsável para garantir o equilíbrio das contas públicas”, destacou o ministro.

    Padilha ressaltou que, na semana passada, Lula já havia orientado os ministros integrantes da Junta Executiva Orçamentária a fazer o que for necessário para cumprir o arcabouço.

    “Se tiver que bloquear, tem que bloquear. Se tiver que contingenciar, tem que contingenciar para garantir o cumprimento do marco fiscal”, teria dito Lula, segundo Padilha.

    Traçando um paralelo com o governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), o ministro ainda disse entender a preocupação das pessoas com a responsabilidade fiscal. Ele afirmou que a gestão anterior foi irresponsável e alterou o teto fiscal mais de uma vez.

    Neste contexto, o Ministério da Fazenda deverá anunciar na próxima semana bloqueios no orçamento para cumprir a meta de resultado primário, segundo anunciou o titular da pasta, Fernando Haddad.

    Tópicos