Pacheco diz que Lula respeita “grandeza” de Minas Gerais e elogia concessão
Presidente do Senado enalteceu a atenção do chefe do Executivo ao estado mineiro; trecho da BR-381 em questão é conhecido como "Rodovia da Morte"


O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), elogiou a atenção do governo federal a Minas Gerais, nesta quarta-feira (22), ao comentar a assinatura da concessão da BR-381/MG. Ele declarou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respeita a “grandeza” do estado mineiro.
Mais cedo nesta quarta-feira, Lula assinou a concessão do trecho da BR, conhecido como “rodovia da morte”. No evento, o presidente e ministros criticaram a ausência do governador de Minas, Romeu Zema (Novo), que não compareceu por causa de outros compromissos previstos.
“Meu reconhecimento e meus cumprimentos ao presidente Lula, em razão da assinatura da concessão da BR-381, conhecida pelos mineiros como ‘Rodovia da Morte’. Em mais uma iniciativa que destaca seu respeito pela grandeza do nosso estado, enalteço a atenção que o presidente Lula tem dispensado a Minas Gerais”, afirmou Pacheco, em nota oficial.
O presidente do Senado também mencionou a sanção ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). O projeto foi negociado e apresentado por Pacheco. Na nota, ele também mencionou a pactuação do acordo de Mariana (MG) pelo governo federal.
“São temas de altíssima relevância, que tiveram o respaldo do governo federal para sua resolução. Em relação à BR-381, após décadas de inação, o trecho concedido vai receber investimentos para se tornar seguro aos usuários e evitar mortes”, disse.
Pacheco cumprimentou ainda o ministro dos Transportes, Renan Filho, e a equipe da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Próximo do governo, Pacheco fez acenos recentes ao presidente quando o Propag foi sancionado. Os dois também trocaram elogios mútuos no início do mês, no evento de dois anos do 8 de janeiro de 2023.
Governo assina concessão
No evento de mais cedo, Lula minimizou críticas de Zema por vetos à lei de renegociação de dívidas dos estados. O chefe do Executivo disse que deveria receber um “prêmio” do governador mineiro pela sanção do texto. No X, o governador mineiro afirmou que o “foco é trabalhar, não perder tempo com eventos burocráticos”.
A BR-381/MG será administrada pela Concessionária Nova 381 e tem investimento total estimado em R$ 9,34 bilhões durante 30 anos de concessão. O trecho atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, e interliga o estado mineiro com São Paulo e Espírito Santo.
A concessão, segundo o Executivo, deve beneficiar, direta ou indiretamente, 21 municípios que fazem parte da malha rodoviária. O trecho tem extensão total de 303,4 quilômetros, dos quais 106 devem ser duplicados. Outros 83 quilômetros serão de faixas adicionais. A via é um corredor logístico para o escoamento de produtos industriais.