O que é a Cúpula da Amazônia, o que será discutido e quem virá
Presidente Lula aguarda 15 chefes de Estado para evento em Belém, no Pará
Representantes de 15 países vão se reunir, na semana que vem, para debater desmatamento ilegal, combate ao crime organizado e financiamento externo para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Um dos mais importantes encontros de chefes de Estado dos chamados países amazônicos, a Cúpula da Amazônia ocorrerá entre os dias 8 e 9 de agosto, em Belém, no Pará.
A preparação do encontro ficou a cargo da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), uma organização intergovernamental formada por Brasil, Bolívia Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
À exceção do presidente do Equador, Guillermo Lasso, e do de Suriname, Chan Santokhi, todos os demais já confirmaram presença.
Esses países, com a assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica, em 1978, formam o único bloco socioambiental da América Latina.
Além deles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve receber também autoridades da Europa (França Alemanha e Noruega — principais doadoras do Fundo Amazônia).
Além de chefes de Estado da África (República Democrática do Congo e República do Congo), da Ásia (Indonésia) e do Caribe (São Vicente e Granadinas).
O presidente da COP28, Sultan Ahmed al-Jaber, que será realizada em dezembro nos Emirados Árabes, também participa.
VÍDEO – Brasil tem 1.200 espécies em extinção
No dia 9, haverá um encontro expandido com países convidados e organismos internacionais (como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Banco de Desenvolvimento da América Latina e o Banco dos Brics).
Uma minuta da Declaração de Belém — como será chamado o comunicado final da cúpula — já teria sido submetida a diversos ministérios para que possam apontar sensibilidades e sugerir aperfeiçoamentos.
Entre os anúncios previstos estão:
- a criação de um centro de cooperação policial em Manaus
- e a formatação de um sistema integrado de tráfego aéreo.
*Publicado por Pedro Jordão, com informações de Daniel Rittner, da CNN, e da Agência Brasil