Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    O Grande Debate: Recuo no Pix impacta credibilidade do governo?

    Nova medida de monitoramento da ferramenta foi revogada pelo governo federal na quarta-feira (15)

    Da CNN , São Paulo

    A ex-senadora e jornalista Ana Amélia Lemos e a advogada Soraia Mendes discutiram, nesta quinta-feira (16), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o recuo do governo federal em relação ao Pix impacta credibilidade do governo.

    Na quarta-feira (15), o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou a revogação da nova regra de monitoramento do Pix.

    A nova medida visava monitorar transações superiores a R$ 5.000 realizadas por pessoas físicas e maiores que R$ 15 mil por pessoas jurídicas utilizando a ferramenta financeira.

    Ana Amélia Lemos acredita não haver dúvida que a medida impactou o Executivo, mas também afirma que a falta de declarações do Banco Central (BC) influenciou nas manifestações de integrantes de oposição ao governo.

    “O presidente do Banco Central e nem o Banco Central se manifestaram formal e oficialmente sobre esse assunto”, disse Lemos. “A oposição se aproveitou, usando politicamente as fragilidades dessa ação, que eu diria, muito complicada do governo, que não soube transferir a batalha da comunicação “, prosseguiu.

    Para Soraia Mendes, o mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu prejudicado.

    “O governo saiu muito prejudicado de toda essa discussão”, disse Mendes. “Pelos bastidores trazidos pela imprensa, o que se fez foi trazer um técnico que não analisou a política e o impacto político que poderia ter e que está tendo de parte do governo”, finalizou.

    Tópicos