“O Brasil é dos brasileiros”: Agora Lula utiliza o boné em foto de perfil
Acessório tem sido utilizado para troca de farpas entre aliados e parlamentares de oposição ao governo federal


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mudou a foto do perfil oficial no Instagram na última segunda-feira (10). Agora, ele aparece utilizando o boné utilizado pelos apoiadores do governo nas eleições no Congresso, só que na cor branca.
O acessório, que virou motivo para troca de farpas no Congresso Nacional, tem o slogan: “o Brasil é dos brasileiros”.
“Gostaram da minha nova foto de perfil?”, escreveu o presidente ao compartilhar a nova imagem.
Ver essa foto no Instagram
“Guerra dos Bonés”
A “guerra dos bonés”, como ficou conhecida, começou no dia 1º de fevereiro, data em que aconteceram as eleições do Congresso Nacional.
Isso porque o acessório foi usado por ministros e aliados do governo Lula no dia dos pleitos. O boné azul foi visto na cabeça de parlamentares da base governista durante a sessão solene de abertura do ano legislativo também.
Questionado pela CNN sobre o boné, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, declarou: “é do Brasil. Soberania dos brasileiros. Aqui é o Brasil dos brasileiros. Tem gente que usa outros bonés, a gente usa boné do Brasil. Orgulho do Brasil. Ninguém vai bater continência, não”, afirmou.
No entanto, deputados de oposição decidiram produzir uma versão do acessório e surgiram com um boné nas cores verde e amarelo, com a frase: “Comida Barata Novamente – Jair Bolsonaro 2026”.
Um tempo depois, o próprio presidente decidiu entrar na discussão também, ao publicar um vídeo vestindo o acessório utilizado por seus aliados.
“Boné serve para proteger a cabeça”
O novo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), também decidiu se pronunciar sobre o assunto.
“Boné serve para proteger a cabeça do sol, e não para resolver os problemas do país”, escreveu nas redes sociais