Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Número 2 de Dino assume interinamente chefia do GSI

    Ricardo Cappelli ocupará o lugar do general Gonçalves Dias, que pediu demissão após os vídeos divulgados pela CNN sobre o 8 de janeiro

    Teo CuryTainá Falcãoda CNN , Brasília

    O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, assumirá interinamente o comando do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República com a demissão do general Gonçalves Dias.

    A medida aconteceu após imagens reveladas com exclusividade pela CNN que mostram Dias no Palácio do Planalto durante os ataques criminosos contra os Três Poderes em 8 de janeiro.

    Com a saída de GDias, como é conhecido o general, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu pela exoneração do secretário-executivo do GSI, general Ricardo José Nigri. Sem o ministro e o secretário-executivo, cargo considerado uma espécie de vice-ministro, o nome de Ricardo Cappelli, um civil, foi escolhido para assumir interinamente o comando do GSI.

    Cappelli conquistou a confiança de Lula no período de dois meses em que atuou, nomeado pelo presidente, como interventor na segurança do Distrito Federal após os atos criminosos do dia 8 de janeiro.

    A expectativa é a de que Lula bata o martelo com relação à escolha do ministro que assumirá definitivamente o GSI somente a partir do dia 26 de abril, quando vai voltar da viagem que fará para Portugal e Espanha.

    Cappelli é braço-direito do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Ele é jornalista de formação e foi secretário de Estado no Maranhão.

    No último mandato de Dino como governador, Cappelli respondia pela Comunicação do governo estadual. No primeiro, chefiou o gabinete de representação do Maranhão em Brasília.

    O futuro ministro-chefe do GSI é pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    No governo de Dilma Rousseff (PT), Cappelli trabalhou como secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Ainda esteve em cargos de confiança no governo do Rio de Janeiro e foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social em Nova Iguaçu (RJ).

    Tópicos