Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    No RS, Lula critica disseminação de fake news e pede por união entre Poderes

    Presidente voltou ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15) para anúncio de novas medidas do governo federal

    Em visita ao RS, Lula falou falou sobre esperança por uma "sociedade mais humana"
    Em visita ao RS, Lula falou falou sobre esperança por uma "sociedade mais humana" Ricardo Stuckert/PR

    Renata Souzada CNN

    São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15) e criticou a disseminação de fake news sobre a calamidade no estado.

    Lula voltou ao estado pela terceira vez desde o início do mês. Acompanhado de ministros e outras autoridades, ele apresentou novas medidas do governo federal em apoio à crise enfrentada pelo Rio Grande do Sul.

    A declaração foi feita em São Leopoldo (RS), onde ele falou sobre esperança por uma “sociedade mais humana”.

    O petista se dirigiu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e disse: “É possível, ministro Barroso, apesar da nojeira das fake news, é possível, apesar da nojeira do comportamento de uns vândalos que não fazem política, que não discutem política, que não querem argumento, só querem destratar a vida dos outros, ofender as pessoas”.

    Ainda em referência a Barroso, Lula disse que os Poderes precisam “funcionar como orquestra”. “Ou seja, a gente não pode se encontrar apenas em jantares, de vez em quando. A gente não pode se encontrar apenas para fazer um ato solene em Brasília. É importante que a gente se encontre nos momentos de amargura do povo brasileiro”.

    No ato, o governo federal apresentou novas medidas de apoio ao estado gaúcho, incluindo a compra de imóveis para desabrigados e auxílio financeiro para famílias afetadas.

    Até o momento, as autoridades confirmam a morte de 149 pessoas, além de 108 desaparecidos, desde o início das fortes chuvas e cheias no Rio Grande do Sul.