Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    No aniversário de 20 anos de estatuto, ministro lança ações para pessoas idosas

    Ministério dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, faz iniciativa na semana da Pessoa Idosa

    Silvio Almeida prevê adaptação das estruturas físicas de agências do INSS, por exemplo
    Silvio Almeida prevê adaptação das estruturas físicas de agências do INSS, por exemplo Tânia Rêgo/Agência Brasil

    Daniel Rittnerda CNN

    Brasília

    No mês em que o Estatuto da Pessoa Idosa completa 20 anos, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lançou três iniciativas para promover os direitos da população de terceira idade no país.

    Os instrumentos para essas ações foram assinados nesta terça-feira (3) pelo ministro Silvio Almeida. O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi celebrado em 1º de outubro.

    Vídeo: Uma em cada mil pessoas não tem onde morar, diz Ministério dos Direitos Humanos

    Uma das iniciativas é um acordo de cooperação técnica da pasta com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que prevê medidas como adaptação das estruturas físicas de agências e ajustes nos espaços de atendimento para pessoas idosas.

    O acordo também envolve os ministérios da Previdência Social e do Desenvolvimento Social. Almeida assinou ainda a portaria de criação do Programa Viva Mais Cidadania.

    Ele buscará “fortalecer a cidadania de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e de discriminação por pertencerem a grupos sociais caracterizados por diversidades histórica, social, étnico-racial, econômica, territorial, cultural e religiosa”.

    Por último, foi instituída uma Rede Nacional dos Gestores Estaduais dos Direitos da Pessoa Idosa.

    A intenção, segundo Almeida, é incentivar diálogos com órgãos das diferentes unidades da federação e garantir a capilaridade e efetividade das políticas voltadas à pessoa idosa.