Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Negociações no Congresso sobre PEC da Segurança ficam para abril

    Viagem presidencial ao Japão e Vietnã deve durar uma semana e contar com a cúpula do Congresso em comitiva

    Luciana Amaralda CNN , Brasília

    As conversas e negociações em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deverão ser intensificadas pelo governo federal com o Congresso Nacional apenas depois da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão e ao Vietnã. Ou seja, a partir de abril.

    A intenção era se aprofundar no diálogo nesta semana, mas a PEC acabou ficando em segundo plano nas prioridades do governo diante da necessidade da aprovação do Orçamento de 2025, o que aconteceu nesta quinta (20).

    Outro fator que jogou adiante as discussões sobre a PEC com líderes parlamentares é a previsão de os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), viajarem com Lula e ministros na comitiva para a Ásia.

    O embarque para o Japão está previsto para este sábado (22). A agenda no continente asiático deve durar uma semana.

    Na semana passada, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmaram que acordariam com Hugo, Alcolumbre e líderes partidários a melhor data para envio do texto da PEC ao Congresso.

    A proposta busca instituir uma espécie de Sistema Único de Saúde (SUS) da segurança pública, segundo Lewandowski, e dar mais poderes às guardas municipais.

    Tópicos