Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Não me envolverei com a encrenca política”, afirma ex-presidente do Incra

    Aguardado pela CPI do MST, Xico Graziano fará uma audiência pública sobre a reforma agrária no Brasil

    Larissa Rodriguesda CNN , em Brasília

    Ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Xico Graziano participa nesta terça-feira (13) da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados sobre o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).

    Segundo o requerimento aprovado, será uma audiência pública para discorrer “sobre a questão dos assentamentos da reforma agrária, da atual proposta de reforma agrária para o país e sobre diversos casos de invasões”.

    À CNN, Xico Graziano disse que pretende fazer “um breve relatório sobre o processo de reforma agrária no Brasil”. “Não me envolverei com a encrenca política”, completou.

    Graziano comandou o Incra no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

    Recentemente, disse temer que se o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) for muito tolerante com as invasões de terra poderá permitir o aumento da violência no campo.

    Também nesta terça, a CPI do MST promete apresentar relatório da reunião que membros do colegiado realizaram  com policiais que atuam no Pontal do Paranapanema (SP), há duas semanas.

    A região vem sendo ocupada por integrantes do MST desde a década de 1990. A estimativa é que ao menos 7 mil famílias ligadas ao movimento vivam por lá.

    Integrantes da CPI, formada em sua maioria pela oposição ao governo Lula, têm afirmado que as áreas estão abandonadas e criticam o que chamam de “centro se doutrinação política”.

    Tópicos