Não é verdade que as urnas eletrônicas irão anular os votos ao apertar confirmar
Vídeo que circula nas redes mostra uma mulher explicando de uma suposta nova funcionalidade das urnas eletrônicas
O TSE implantou mesmo uma nova funcionalidade nas urnas eletrônicas que pede para que o eleitor confira seu voto antes de confirmar e quem apertar o botão verde nesse tempo perderá seu voto?
O vídeo tem poucos segundos e mais de uma versão e começou a se espalhar nas redes sociais, e em grupos do WhatsApp e do Telegram, no final de setembro de 2022. Ele mostra uma mulher explicando que a Justiça Eleitoral teria acrescentado uma nova funcionalidade nas urnas eletrônicas para as eleições gerais de 2022.
De acordo com a mulher, agora a urna passará a exibir um aviso no rodapé da tela – em letras pequenas – pedindo para que o eleitor confira seu voto antes de confirmá-lo. Ela também diz que o TSE teria feito essa atualização “tudo na moita, tudo escondido” para anular os votos de quem não conferir.
Em outro vídeo, um homem passa o mesmo alerta, acrescentando que o eleitor deverá esperar o aviso sumir da tela para só então confirmar o seu voto caso não queira perder a sua votação.
Verdade ou mentira?
A alegação é falsa! De acordo com o TSE, é fato que a urna eletrônica agora passará a liberar a confirmação do voto somente um segundo após o preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. No entanto, caso o botão verde seja apertado nesse curto intervalo de tempo, o voto não sofrerá nenhuma interferência!
A cada uma das cinco confirmações de voto (deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente), o equipamento emite um sinal sonoro curto e, após a votação completa, emite um sinal sonoro prolongado, indicando que os votos foram computados com sucesso.
Apertar o botão verde “Confirma” nesse 1 segundo de espera não interfere em nada na votação, como é explicado pelo próprio TSE:
A Justiça Eleitoral disponibilizou um simulador da urna eletrônica, que você pode treinar para o dia das eleições, clicando aqui!
No canal do Tribunal Superior Eleitoral no YouTube estão disponíveis inúmeros vídeos explicativos a respeito das urnas eletrônicas e de todo o processo eleitoral. No vídeo abaixo, por exemplo, o TSE explica a ordem de votação e como operar a urna eletrônica:
Conclusão
Não é verdade que as urnas eletrônicas irão anular os votos de quem clicar em “Confirma” durante a mensagem de “confira seu voto” na hora da votação! A mensagem aparece, de fato, no rodapé da tela do equipamento que fica 1 segundo em espera, mas apertar o botão verde nesse tempo não interfere em nada na votação e não anulará o seu voto!
Esta é uma checagem do E-Farsas. Neste fim de semana, a equipe do Comprova se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente desinformação sobre as eleições. O CheckBR parceria que reúne AFP, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.