MP instaura inquérito sobre festa de Cláudio Castro durante recesso sanitário
Governador do Rio foi notificado para prestar esclarecimentos sobre comemoração
A Procuradoria-Geral de Justiça do Rio de Janeiro instaurou um inquérito civil para apurar a festa de aniversário do governador do Rio, Cláudio Castro, em Petrópolis, Região Serrana, no dia 28 de março. O governador foi notificado a prestar esclarecimentos, informou o Ministério Público do RJ à CNN.
A comemoração coincidiu com o recesso sanitário de dez dias sancionado por Castro para conter o avanço do novo coronavírus no estado. No período de 26 de março a 4 de abril, feriados foram antecipados e atividades não essenciais ficaram paralisadas. Os eventos também foram proibidos.
Além do decreto do próprio governador, o município de Petrópolis havia publicado normas restritivas para o período. Entre elas, a proibição de aglomerações até o dia 4 de abril.
Poucos dias depois de flagrantes da festa circularem na imprensa, o governador pediu desculpas. “Foi uma comemoração que era com a minha família, com os meus pais, meus sogros, pessoas que já convivem comigo todo dia. Ontem mesmo eu pedi desculpa. Sinceramente, acho que esse assunto, é importante quando a autoridade reconhece também o erro. A gente tem a humildade tranquila de reconhecer quando erra, eu já pedi desculpas”, afirmou em 30 de março.
Na época, o Ministério Público do Rio informou que iria analisar as circunstâncias da comemoração. A CNN entrou em contato com o governo do estado sobre a abertura do inquérito civil e a notificação do governador e aguarda retorno.