Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Movimento do mercado foi especulativo e ruim para o país, diz Gleisi

    Segundo a presidente do PT, reação do mercado foi recebida com “espanto” pelo gabinete de transição

    Carolina CerqueiraTeo Curyda CNN

    A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse nesta sexta-feira (11) que o movimento do mercado após a fala de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “especulativo”, o que classificou como “muito ruim para o país”.

    “Hoje todos os indicadores de dólar já voltaram à normalidade. Penso que foi um movimento especulativo, o que é muito ruim para o país”, afirmou Gleisi após a primeira reunião do conselho político de transição, do qual é coordenadora.

    Segundo a presidente do PT, a reação do mercado foi recebida “com espanto” pelo gabinete de transição. Ela disse ainda que o novo governo “jamais abrirá mão de ter a responsabilidade social colocada em primeiro lugar”.

    Gleisi disse que ficou claro na primeira reunião do conselho que o consenso é o de excepcionalizar a totalidade do Bolsa Família. Os demais programas e propostas ficarão no Orçamento.

    “A PEC se dirigiria com o objetivo de excepcionalizar o Bolsa Família, por isso é a PEC do Bolsa Família”, disse.

    Segundo Gleisi, o conselho político é formado por 14 nomes. Somente Renan Calheiros e Jader Barbalho, do MDB, não participaram da primeira reunião – eles estão em viagem.

    A presidente do PT destacou que a ideia do grupo é orientar politicamente, discutir os problemas e encontrar soluções.

    “O processo de transição é um processo de diagnóstico, não é propositivo. Claro que temos propostas que temos que oferecer no início do governo, mas o papel é diagnosticar”, apontou.

    As próximas reuniões acontecerão na quinta-feira (20) da semana que vem e na quinta seguinte (27). Todos os grupos devem apresentar um relatório do trabalho de diagnóstico feito neste mês ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), até o dia 10 de dezembro.