Mourão indica que pode concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul
Partido político, no entanto, ainda não foi decidido, disse o vice-presidente
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, indicou que escolheu o Rio Grande do Sul como estado para se candidatar ao Senado nas Eleições 2022.
“Foi o que o senador Flávio andou falando aí. Será comunicado brevemente”, disse Mourão a jornalistas fazendo referência a uma entrevista concedida pelo filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro (PL), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), ao jornal O Globo nesta sexta-feira (11).
O partido, no entanto, ainda é uma questão a ser resolvida. O vice-presidente indicou que existem duas opções sendo avaliadas no momento, ambas de seu campo político.
Segundo o analista Gustavo Uribe, da CNN, os partidos que sondam Mourão são três: o PP, o Republicanos e o União Brasil. Atualmente, Mourão está filiado ao PRTB, um partido sem recursos suficientes para uma campanha ao Senado, avalia o vice.
Em entrevista à CNN na última quarta-feira (9), Mourão já havia indicado que pensava em concorrer pelo RS ou pelo Rio de Janeiro, e chegou a comentar sobre as opções de Bolsonaro para a escolha de seu vice na campanha de 2022.
Para ele, a escolha do vice deve levar em consideração “a composição política” e a “confiança daquele que é cabeça da chapa”. Um dos nomes aventados, o general Walter Braga Netto, ministro da Defesa, seria “uma pessoa extremamente capacitada para ser o novo vice-presidente junto com Bolsonaro”, opinou Mourão.
Ao avaliar o que impossibilitou sua continuidade no cargo atual ao lado de Bolsonaro em uma possível reeleição, Mourão disse que procurou “atuar dentro dos limites da atuação do vice no sentido de facilitar a vida do presidente”, mas que a intenção pode não ter ficado clara para Bolsonaro.
Eleições 2022
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.