Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mourão diz que, no discurso, Bolsonaro reconhece a vitória de Lula “implicitamente”

    Sem ter sido convidado para estar ao lado do presidente durante o pronunciamento no Alvorada, o atual vice assistiu do Planalto à fala candidato à reeleição derrotado

    Rudá Moreirada CNN* , em Brasília

    Apesar de não estar no Palácio da Alvorada no momento do discurso, o atual vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) avaliou que Jair Bolsonaro (PL) reconheceu “implicitamente” a derrota nas urnas para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pronunciamento.

    “Implicitamente, quando ele agradece os votos, ele reconhece a vitória do outro”, afirmou Mourão, em conversa com jornalistas na saída do gabinete, no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (1º). Questionado sobre o teor do pronunciamento, Mourão avaliou como “muito bom, excelente”.

    Mourão também disse que participou das primeiras discussões em torno do discurso e avaliou que o texto lido por Bolsonaro seguiu a linha que vinha sendo discutida desde a segunda-feira (31) pela manhã. “Mais ou menos tudo que a gente já tinha conversado ontem de manhã com ele. Ontem de manhã conversamos a manhã inteira.”

    O vice-presidente disse que não foi convidado por Jair Bolsonaro para estar ao seu lado e que assistiu pela TV a primeira fala do candidato à reeleição derrotado. Enquanto o presidente discursava, Mourão estava com representantes de transportadoras gaúchas em seu gabinete.

    Transição de governo

    Hamilton Mourão comentou a conversa que teve com o sucessor no cargo, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), sobre o início da transição de governo. O senador eleito pelo Rio Grande do Sul também disse que uma possível apresentação do Palácio do Jaburu — residência oficial da vice-presidência — poderá ser feita pelas mulheres de ambos.

    “Não tem nada marcado, eu fiz uma comunicação institucional, do atual vice-presidente para o futuro dizendo que estamos em condição de apresentar estrutura e os trabalhos em andamento, assim como a minha esposa estar em condição de mostrar o palácio para a esposa dele”, disse.

    Resultado da eleição

    O vice-presidente também avaliou que a eleição foi acirrada e ressaltou o fato de Bolsonaro ter superado a votação obtida em 2018. “Não é questão de erro na gestão, né? Foi uma eleição muito acirrada”, disse o vice-presidente.

    “O presidente teve mais votos do que havia tido na eleição anterior. O país se encontra dividido entre dois grupos muito claros. A gente precisa saber contornar isso para o bem geral da felicidade geral da nação.”

    (*Colaboraram Kaio Teles e Nohlan Hubertus)

    Tópicos