Mourão deseja “sorte” a presidente eleito na Colômbia
"A relação é de Estado para Estado, independente do governo", expôs Mourão sobre a vitória de Gustavo Petro
O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) desejou, nesta segunda-feira (20), “sorte” a Gustavo Petro, presidente eleito na Colômbia.
“A questão da Colômbia, sorte ao Gustavo Petro, porque administrar um país na situação que o mundo está enfrentando não é simples. Nós temos interesses comuns com o colombianos, principalmente na questão da Amazônia”, afirmou Mourão.
“Estamos dentro da Organização do Tratado de Cooperação Amazônico. A relação é de Estado para Estado, independente do governo”, continuou.
Petro foi eleito no segundo turno das eleições, com 11.281.013 milhões de votos, representando 50,44% do total, em um pleito histórico para o país.
O senador de esquerda é ex-prefeito de Bogotá e ex-guerrilheiro. Travou uma disputa acirrada com o empresário Rodolfo Hernández, candidato populista de direita com um discurso antissistema, que teve 47,31% dos votos, totalizando 10.580.412 votantes.
Perfil – Gustavo Petro
Líder da esquerda, Gustavo Petro é reconhecido como ex-membro do grupo de guerrilha M-19 (Movimento 19 de Abril), desmobilizado nos anos 1990. O passado como militante tornou a vida pública do primeiro colocado polêmica.
Nascido no município de Ciénaga de Oro, no departamento de Córdoba, na costa caribenha, em 1960, entrou para a vida pública ainda jovem, aos 21 anos, como conselheiro municipal, uma espécie de vereador. Foi nessa época também que se aproximou do M-19.
A eleição deste ano foi a terceira tentativa de Petro de ocupar a cadeira presidencial. Antes, o candidato foi senador e prefeito da capital colombiana, Bogotá.
O programa do Pacto Histórico encabeçado por Petro — que se define como um esquerdista “progressista” em um país altamente tradicional e de direita — levanta a necessidade de reformas profundas em áreas tão diversas como o modelo econômico e o funcionamento das Forças Armadas.
Ele traz propostas diversificadas na economia, na segurança, na igualdade de gênero e no meio ambiente. Veja aqui um resumo de suas principais propostas.
(*Com informações de Anna Gabriela Costa, da CNN)