Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula lamenta morte de líder das trabalhadoras domésticas: “Incansável”

    Presidente do Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos, Luiza Batista Pereira passava por tratamento contra um câncer

    Da CNN* , São Paulo

    Morreu, neste sábado (1°), a líder sindical Luiza Batista Pereira, coordenadora-geral da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad).

    Luiza Batista também presidia Conselho Nacional dos Trabalhadores Domésticos (CNTD). Nos últimos anos, ela estava passando por um tratamento contra um câncer.

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emitiu nota de pesar pela morte de Luiza.

    “Luiza foi uma importante e incansável lutadora pelos direitos das trabalhadoras domésticas, referência no Brasil e na América Latina”, declarou.

    Em nota conjunta, a Fenatrad e o CNTD descreveram Luiza Batista como “uma das maiores líderes sindicais do movimento das trabalhadoras domésticas na história da América Latina”.

    “Pela sua grandeza e abrangência da sua militância, além da FENATRAD e CNTD, é um momento de luto para os movimentos sociais, o movimento sindical e para as brasileiras e brasileiros que lutam por justiça social”, destacou a nota.

    Quem foi Luiza Batista

    Nascida em 1956 em São Lourenço da Mata (PE), Luiza Batista Pereira mudou-se para Recife com a família aos 8 anos e, um ano mais tarde, foi levada por uma amiga da mãe para cuidar de uma criança de 5 anos.

    Luiza contava que não recebia salário por cuidar da criança: apenas comida, roupa e cestas básicas para a família.

    A pernambucana começou a atuar politicamente em movimento por moradia, na década de 1980, que deu origem ao bairro do Passarinho, nos limites entre Recife, Olinda e Paulista.

    Luiza voltou aos estudos em 2006, por meio de um recém-lançado programa de qualificação de trabalhadoras domésticas.

    Nas aulas, Luiza conheceu diretoras do Sidnomésticas de Pernambuco, entidade da qual foi presidente por diversas vezes. Em 2011, organizou o 10º Congresso Nacional das Domésticas, em Recife. E em 2016, foi eleita presidente da Fenatrad.

    * Com informações da Agência Brasil

    Tópicos