Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Moraes veta investigações de institutos de pesquisas, agenda dos presidenciáveis e mais de 14 de outubro

    Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, proibiu a condução das investigações dos institutos de pesquisa de opinião, por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do Ministério da Justiça (MJ), por meio da Polícia Federal (PF).

    CNN Brasil

    A decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, de proibir investigações de institutos de pesquisa, e as agendas de campanha dos candidatos à Presidência estão entre os destaques desta sexta-feira (14).

    Moraes veta investigações do Cade e do MJ sobre institutos de pesquisas

    O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, proibiu a condução das investigações dos institutos de pesquisa de opinião, por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do Ministério da Justiça (MJ), por meio da Polícia Federal (PF).

    Em despacho realizado nesta quinta-feira (13), Moraes diz que as tentativas de abertura de inquéritos força “açodadas”, e buscam “satisfazer a vontade eleitoral” do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.

    Na visão do ministro, compete à Justiça Eleitoral a fiscalização destas entidades, “inclusive com a participação e possibilidade de impugnação dos envolvidos e com o exercício de poder de polícia para garantir a legitimidade eleitoral”.

    Lula tem caminhada e entrevista em PE; Bolsonaro grava podcast no RJ e encontra prefeitos em MG

    Os presidenciáveis que disputam o segundo turno das eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), cumprem agenda de campanha nesta sexta-feira (14), a 16 dias do pleito.

    O ex-presidente Lula tem compromissos em Recife. Na capital pernambucana ele participa de uma caminhada e concede entrevista a jornalistas.

    Este é o segundo dia consecutivo em que o presidente concentra suas agendas na região Nordeste do país.

    O presidente Jair Bolsonaro inicia o dia no Rio de Janeiro. Pela manhã, ele grava entrevista ao podcast Paparazzo Rubro Negro e participa de uma caminhada em Duque de Caxias.

    À tarde, Bolsonaro vai a Minas Gerais, onde participa de encontros com prefeitos e o governador reeleito do estado, Romeu Zema (Novo). Este é o segundo dia consecutivo em que o presidente tem agendas de campanha no Sudeste.

    Foguete atinge Zaporizhzhia e destrói infraestrutura de parte da cidade

    Um foguete atingiu a cidade de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, na manhã de sexta-feira (14), de acordo com mensagens do Telegram do chefe da administração militar regional local e do prefeito interino.

    “O inimigo atacou Zaporizhzhia. A infraestrutura em um dos distritos da cidade foi destruída”, disse Anatoliy Kurtev, prefeito interino da cidade de Zaporizhzhia, em um post no Telegram.

    Kurtev declarou ainda que as equipes de resgate responderam ao local do ataque. Nenhuma das autoridades disse se houve relatos de vítimas.

    Legisladores europeus pedem que a Rússia seja declarada um regime “terrorista”

    Uma assembleia de representantes de 46 parlamentos nacionais de toda a Europa votou esmagadoramente a favor, nesta quinta-feira (14), de uma resolução pedindo aos países europeus que “declarem o atual regime russo como terrorista”.

    Um total de 99 dos 100 membros da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (PACE) votaram a favor da resolução. Apenas um deputado turco do Partido Popular Republicano se absteve.

    “O uso contínuo de artilharia de longo alcance pelos militares russos para atingir cidades em toda a Ucrânia causou destruição e morte em massa”, afirmou a resolução.

    “Com esses ataques indiscriminados, a Rússia pretende avançar em sua política terrorista para suprimir a vontade dos ucranianos de resistir e defender seu país e provocar danos máximos aos civis”.

    Lula defende igualdade salarial para homens e mulheres; Bolsonaro destaca apoio de governadores reeleitos

    Os presidenciáveis que disputam o segundo turno das eleições, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), cumpriram agenda de campanha nesta quarta-feira (12). Os brasileiros voltam às urnas para o segundo turno no dia 30 de outubro.

    O ex-presidente Lula iniciou o dia no Rio de Janeiro, onde se reuniu com lideranças comunitárias do Complexo do Alemão. Em entrevista a jornalistas, prometeu políticas públicas para as comunidades.

    Na sequência, o petista viajou para Salvador. Em ato de campanha realizado na capital baiana, ele defendeu a igualdade salarial entre homens e mulheres.

    Bolsonaro esteve pela manhã em Belo Horizonte para participar da inauguração de uma obra da Igreja Mundial do Poder de Deus. Durante a tarde, foi a Aparecida (SP), onde visitou o Santuário Nacional e participou de missa.

    Mais tarde, o presidente concedeu entrevista à TV Alterosa, de Belo Horizonte. Durante a conversa, ele destacou o papel dos governadores reeleitos em primeiro turno no suporte de sua candidatura à Presidência.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

    *Publicado por Léo Lopes